terça-feira, 26 de abril de 2011

Comentários sobre a montagem de um vídeo com o movie maker



     Em uma das atividades da aula da Tecnologia de Informação e Comunicação foi proposto a montagem de um vídeo com o programa movie maker.

    Sem ter o conhecimento prévio de como funcionava o referente programa, ao começar a manuseá-lo, o mesmo mostrou ter uma interface bem amigável com qualquer usuário que tenha um conhecimento usual de informática.

    Em primeiro momento, antes de começar a mexer com o programa, foi necessário selecionar as fotos que seriam encaixadas no movie maker. Essa seleção já foi feita diretamente pelo movie maker que permite ir criando um "banco de dados" com as imagens que você for selecionando. Eu poderia ter também inserido algum filme, porém como eu já tinha a ideia de que ia apresentar as imagens de minha família numa sequência em poema, o filme não pareceu se encaixar dentro de uma certa sequência lógica.

    Logo após, inseri também a música que acompanharia as passagens das fotos. Houve um certo tempo de pesquisa também na seleção de qual música mais adequada para a ideia da apresentação do filmete.

    O próximo passo foi anexar as fotos do banco de dados do movie maker dentro da sequência mais adequada ao poema que seria colocado em legenda. Para isso, foi necessário colocar a foto e a legenda simultaneamente, com o fim de identificar a coerência e o impacto da foto com cada texto.

    Terminado essa etapa, a próxima foi a de criar os efeitos. Essa etapa foi a mais demorada, pois, por não conhecer todos os efeitos existentes no movie maker, tive que experimentar várias vezes a cada passagem de foto para foto. Nessa situação, ainda, optei colocar um efeito em cada passagem, buscando diversificar em diferentes efeitos para não ser algo monótono e para causar impacto na troca de fotos, conforme o conteúdo de cada frase do poema.

   Por fim, contei com dicas dos colegas para identificar como cortar o som, de forma que ele terminasse ao mesmo tempo em que terminava a exposição das fotos.

   Concluindo em análise, o trabalho foi bem gratificante, tanto pelo aprendizado obtido, assim como, pelo resultado que se obtém com essa atividade, sendo que recomendo a qualquer um que tenha a curiosidade de que se aventurar a  montar um vídeo também.

   Veja como ficou o trabalho final e me digam se gostaram:



  

Um comentário: