Desde o início e durante a construção de minha profissão como educador militar, percebi que nas atividades relacionadas ao ensino-aprendizagem, a “montagem” da estrutura sistêmica de uma instrução ou de uma aula envolvia muito mais que apenas um simples “transmissão” de conteúdo. Na medida em que identificava a necessidade de otimizar as ações de ensino e de obter a efetiva aprendizagem pelo aluno, percebia o quanto era necessário ao instrutor e ao docente entender e dominar a compreensão das ações pedagógicas nas suas mais diversas concepções teóricas e práticas.
Além dessa percepção, verifiquei que o ambiente, a cultura regional, os aspectos sociais, a família, as mudanças tecnológicas, dentre outros diversos elementos, somavam o desafio de educar. Pois, apesar de não serem aspectos desconhecidos e nem novos para o educador, eles inferiam uma necessidade de que o educador estivesse em renovação contínua com as ações pedagógicas dentro de sua realidade e de seus objetivos profissionais.
Com isso, a minha motivação em estar realizando o Curso de Coordenação Pedagógica no Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro veio pelo fato de que esse Curso vai ao encontro de meu desejo de “alimentar” o meu embasamento pedagógico nas soluções e ações vindouras com conhecimentos básicos e das mais variadas linhas de pensamento. Assim como, a minha motivação vem também da competência a ser adquirida com esse Curso, o que me permitirá contribuir, não apenas para com o discente, mas, também, e principalmente, para com o docente.
Após terminar esse Curso, tenho como expectativa para a ocasião em que estiver servindo em um dos estabelecimentos de ensino do Exército Brasileiro, a de aplicar ações pedagógicas dentro dos conhecimentos adquiridos e construídos, buscando melhorar a excelência nas atividades, assim como permitindo, no "bojo" da perspectiva da transformação do EB, lançar inovações e melhoramentos nas suas rotinas educacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário