terça-feira, 3 de maio de 2011

OBJETOS DE APRENDIZAGEM


     Na educação tradicional, livros, apostilas, transparências, revistas, CDs, slides, dentre outros são meios auxiliares de ensino que auxiliam no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, oferecendo ao aluno elementos de apoio na sua construção do seu conhecimento.

    Já na educação focada em tecnologias interativas, novas mídias surgem, diferenciando-se dos meios tradicionais e oferecendo novas opções ao professor. Dentro dessas tecnologias, os objetos de aprendizagem aparecem como elementos interessantes nas aplicações educacionais. De acordo com o Learning Objects Metadata Workgroup, objetos de aprendizagem (Learning Objects) podem ser definidos por "qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias".



Objetos de aprendizagem elaborados e construídos pelo
NOA - Núcleo de Construção de Objetos de Aprendizagem

       O Núcleo de Construção de Objetos de Aprendizagem faz parte da Universidade Federal da Paraíba, sendo que parte desses objetos foram construídos para concorrer aos editais do PAPED, para concorrer aos editais de RIVED, e outros através de convênio específico entre a SEED/MEC - Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação e a UFPB - Universidade Federal da Paraíba, como pode ser visto clicando sobre o botão Objetos de Aprendizagem (http://www.fisica.ufpb.br/~romero/).
    Esses objetos de aprendizagem foram produzidos com o enfoque na área da Física. O uso pelos alunos permitem relacionar os conhecimentos antigos com os novos, simular e aplicar as suas teorias, visualizar o contexto da atividade que estão aplicando, motivar e atrair o aluno devido a sua plataforma, explorar a música, os desenhos, gráficos e os jogos. As expressões, variáveis e operações e números da física, por exemplo, são encaradas como um exercício incluído na vivência do aluno, além do fato de que, o meio a ser usado como ferramenta faz parte de um ambiente que o aluno conhece melhor que o professor. Com isso, além de desenvolver a curiosidade e a capacidade de trabalhar o conhecimento cognitivo, o aluno tem condições de contribuir com a aula, oferecendo, ou novos conhecimentos, ou novas curiosidades, dentro dos assuntos selecionados dos objetos de aprendizagem.

    Quanto ao que se pode explorar na área interdisciplinar, apesar desses objetos de aprendizagem estarem focados na área da física, é possível abranger outras áreas em relacionamento com os assuntos a serem trabalhados em maior ou menor quantidade de disciplinas conforme o assunto a ser explorado. Para isso, ao selecionar um tipo de objeto de aprendizagem, para buscar a interdisciplinaridade é necessário identificar as possibilidades que as outras disciplinas se revelam no assunto do conteúdo, na atividade do objeto de aprendizagem e nas imagens construídas do objeto de aprendizagem. 

    Um exemplo, para ilustrar essa possibilidade, é o objeto de aprendizagem "lançamento de projéteis", conforme figura abaixo, em  que o seu objetivo é o de facilitar a compreensão da natureza vetorial do movimento bidimensional de corpos. Nele, é possível relacionar de forma interdisciplinar o uso da equação do segundo grau, ou os vetores envolvidos (Matemática), a descrição da construção do conhecimento (Português) e a formação da trajetória em parábola pelos vetores (Desenho Geométrico).

     Para que seja explorado a transdiciplinaridade no uso desse tipo de objetos de aprendizagem, é necessário que o professor levante as questões trabalhadas inferindo outras ferramentas pedagógicas que permitam um ambiente flexível, ou seja, ações dialógicas, meios midiáticos, ou até atividades de estudo preliminar pelo aluno. Para isso, não basta apenas o aluno construir a formação conceitual do conteúdo, mas, também e, principalmente, a iniciar a articulação dos seus conhecimentos em busca da reflexão de sua própria aquisição. Dentro dessa assertiva, a partir do objeto de aprendizado acima exemplificado, somado a outros objetos de aprendizado pode ser exemplificado por meio de uma atividade educacional com uma discussão em debate do conteúdo desenvolvendo: a influência desses assuntos nas ações do dia a dia, quais situações podem ser citadas como exemplo e aonde se insere esses assuntos com o foco nas ações humanas.  


   
  

Um comentário:

  1. Wessiley
    Acho que você é um grande professor e um grande blogueiro! Artigo Excelente! Parabéns!
    O seu texto é uma aula. Eu adorei os objetos de aprendizagem que você escolheu. Será que existe a possibilidade de testar algum desses na nossa aula?
    Você poderia dar uma demonstração?
    Nota 10!

    ResponderExcluir